A GATILHO,
fundada a outubro de 2013, na sequência do trabalho de comunicação com a publicação de uma fanzine artístico-cultural mensal anteriormente efectuado como movimento independente, é uma Associação Cultural que, agora, celebra e faz acontecer eventos no âmbito da música que (procura) transcende(r) géneros e fronteiras estilísticas, sejam eles concertos, sessões de cinema, exposições ou acções de formação.
É uma associação sem fins lucrativos, rigorosamente apartidária, e totalmente centrada na promoção de uma cultura alternativa, ousada e enriquecedora.
Área de acção com sede em Amarante, terra de identidade inigualável, para a qual a Gatilho se esforça por contribuir, seja pela programação em si, seja pelos locais que procura abrir à cidade por via da sua programação.
Intervenções artísticas como exposições, performances, exibições e workshops, são também ingredientes de uma agenda cultural da associação.
A formação é o sector em que a associação mais "investe". Cursos livres de artes plásticas, desenho, pintura, escultura, instalação, performance, video arte, de fotografia, animação e ilustração são a oferta da GATILHO para o público de todas as fachas etárias.
A GATILHO é também a produtora do FLIP - Mostra Internacional de Animação - conta já com 5 edições - e do UMAMI - Arte e Culturas do Mundo.